Coma Certo!
Desde pequenos, aprendemos a comer certos alimentos de uma maneira específica, mas será que estamos fazendo isso corretamente? Muitas vezes, os hábitos alimentares que herdamos de nossos pais ou aprendemos com amigos podem estar longe do ideal. Aqui estão 7 alimentos que você provavelmente vem comendo errado a vida toda.
1. Ovos: Muitas pessoas cortam a gema do ovo cozido ao meio e comem a clara primeiro. No entanto, a gema é a parte mais nutritiva do ovo, rico em vitamina D, colina e proteínas. Tente comer o ovo inteiro, começando pela gema, para aproveitar melhor seus nutrientes.
2. Abacate: Quem nunca cortou um abacate ao meio e tirou a casca junto com a polpa? Errado! A melhor maneira de comer abacate é cortá-lo ao meio, remover o caroço e, em seguida, fazer uma incisão na polpa sem cortar a casca. Depois, você pode facilmente espalhar a polpa com uma colher.
3. Pão: Muitos de nós temos o hábito de cortar o pão em fatias finas para sanduíches ou tostar. No entanto, cortar o pão em fatias grossas e torrando-as pode trazer mais benefícios, pois preserva melhor a textura e os nutrientes do pão.
4. Frutas Cítricas: Ao comer laranjas, limões ou tangerinas, muitas pessoas descartam a parte branca entre a casca e a polpa. Essa parte, conhecida como albedo, é rica em fibras e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes. Tente comer a fruta com a parte branca para obter mais nutrientes.
5. Pepino: O pepino é uma das hortaliças mais saudáveis, mas muitos o comem sem a casca. A casca do pepino contém uma grande quantidade de vitamina K e antioxidantes. Portanto, não descarte a casca e aproveite todos os nutrientes que o pepino tem a oferecer.
6. Cenoura: As cenouras são geralmente descascadas antes de serem consumidas, mas a casca da cenoura contém uma grande quantidade de fibras e antioxidantes. Em vez de descascar, lave bem as cenouras e cozinhe ou coma cru com a casca para obter mais benefícios nutricionais.
7. Sementes de Abóbora: As sementes de abóbora são ricas em magnésio, zinco e proteínas, mas muitas pessoas as descartam. Em vez de jogar fora, toste as sementes no forno ou em uma frigideira e coma como um lanche saudável.
Agora que você sabe como comer esses alimentos de forma mais nutritiva e eficaz, experimente mudar seus hábitos alimentares. Lembre-se, a chave para uma alimentação saudável é variedade e conscientização sobre como consumir os alimentos da melhor maneira possível.